Uma apresentação ainda mais de um monólogo, irão elevar o nível de compreensão e desenvolver diversas habilidades no ator. Entretanto não dê este passo prematuramente, é preciso pesquisa, trabalho, estudo, ensaios e claro, ter alguma experiência em oficinas de teatro.
Seguem algumas dicas que poderão auxiliá-lo na escolha:
1) Se você escreve, seja poemas, crônicas, contos, pode aproveitar esse material, partindo de alguma "verdade" sua, o que neste momento você gostaria de falar? O que neste momento possui alguma identificação com você? Qual sua verdade, agora?
2) Se você não escreve nada, nem receita de bolo, então terá que escolher um autor, ou um tema. É difícil critérios para escolher um monólogo. Siga os passos acima, procurando um autor que fale de algum tema que lhe interesse neste momento. Pense num conflito.
3) Se você não faz ideia de onde começar, pesquise sites, revistas, temas diversos. Não copie, crie! Quem procura, acha!
4) Definido o tema e autor, inicie pesquisando vida e obra deste autor. Época em que escreveu a peça, que conflitos políticos e sociais estavam acontecendo...isso pode auxiliar a compreender melhor o texto e ajudar na sua montagem.
5) Quem é esse personagem? Ações internas, externas...não pense ainda em luz e figurinos...mas na verdade dele. Qual o seu conflito? Como ele se relaciona com o mundo...
6) Agora sim, pense em trilha, figurino, acessórios de cena que possam auxiliar e não apenas enfeitar. Cenário não é "artesanato" (enfeite) tem que ser funcional.
7) Chame alguém para dirigi-lo ou pelo menos mostre a outras pessoas, é importante um "olhar de fora" ainda mais que você está sozinho em cena, não tem com quem "jogar", a não ser com a plateia.
8) Apresente, apresente, apresente! Cada apresentação é uma descoberta nova!
O maior problema de fazer um monólogo é o medo de "encarar" sozinho a plateia, de expor-se! Mas se você não encarar, com saberá que é capaz?
Abaixo alguns monólogos usados em testes para audição de Artes Cênicas :
Femininos:
"A sombra assombra" de Haydil Linhares
"Mirandolina" de Carlo Goldoni
"Medéia" de Eurípides
"A Valsa Nº 6" de Nelson Rodrigues
"Cabeça" de Adélia Prado
"Pequenos Burgueses" de Maximo Gorki (personagem Elena)
Masculinos:
"Ópera do Malandro" de Chico Buarque (personagem Duran)
"Seis Personagens a Procura de um Autor" de Pirandello (personagem pai)
Autores com Personagens interessantes de adaptar para monólogos:
Oscar Wilde, Nelson Rodrigues, Qorpo Santo, Tennessee Willians,Becket, Brech, Lorca, Moliére...
Comece a procurar na sua casa, na biblioteca, na internet...Pode ser uma história que ouviu, que viu na revista, um gibi, um filme, um conto...tudo pode ser adaptado para o teatro!
|
"Fábulas da Minha Vida" com João Pedro Lippert
edição 2011 da maratona |