Blog de divulgação da V Maratona de Monólogos de Canela, edição 2015, com objetivo de integração e oportunidade de congraçamento e aprendizagem da classe teatral na Serra Gaúcha, um grande encontro fomentando o intercâmbio e buscando aprimoramento técnico.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sinopses dos Espetáculos Concorrentes


SINOPSES DOS ESPETÁCULOS CONCORRENTES DA MARATONA

1)Dia 08 de julho (segunda-feira) – Teatro Elsabeth Rosenfeldt

1.     “Mais um Dia de Trabalho” – texto e atuação Paula Lovatto
Livre – 10 min – Categoria Amador
Sinopse: Mais um dia de trabalho. Um adulto rebugento trabalha até que encontra algo inusitado no lixo e a partir daí descobre vários elementos ligados à infância.

2.     “A Mais Forte” – Texto de August Strindberg com atuação de Raquel Coelho
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Atriz de teatro que se julga mais forte que os demais quando na verdade sente-se menos que qualquer um.

3.     “Fábulas da Minha Vida” – Texto de Lisiane Berti com atuação de Giovana Moschen – Categoria Estudante
Adulto – 10 min
Sinopse: Véspera de Ano Novo. Uma viúva infeliz ainda sofre com a perda do marido há um ano.

4.     “Filha da Mãe” – Texto e atuação de Andréia Dreux
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Mãe e filha. Relações em conflito.

5.     “Quem tem Medo do Lobo Mau? “ Texto de Rogério Lima com atuação de Karol Kunszler – Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Era uma vez uma menina de 20 anos,que foi terrivelmente presa em seu próprio mundo de pesadelos, confronta-se com sua tristezas e medos contando seu próprio conto de fadas sem final feliz.

6.     “Entrevista de Emprego” – Texto de Victor Santana com atuação de UIlian Guarienti – Adulto – 10 min – Categoria Estudante
Sinopse: Um personagem entra em uma sala onde uma entrevista de emprego deveria ter sido feita com ele, insistindo em ficar com uma vaga.

7.     “Vamos Falar Francamente?” – Texto de Vicente Pereira com atuação de Elanir Rousseng – Adulto – 15min – Categoria Estudante
Sinopse: Inspirado no conto “ A visita da verdade “ de Dorothy Parker, a personagem Lucy tenta dissimular a gravidade de enfermidade de sua melhor amiga, criando situações hilárias e confusas.







Dia 09 de julho – terça-feira – Teatro Elisabeth Rosenfeld

1)     “Charlotte de Werther” – Texto adaptado de Goethe com atuação de Kátia Suely Brandt – Categoria Estudante
Adulto – 15 min
Sinopse: Contará o romance de “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, mas sob a ótica de Charlotte.

2)     “Bruta Flor” – Texto e atuação de Raquel Leão
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Mulher que, cansada de atuar com as mascaras que criou pra si, cansada de não ser quem é de fato e cansada de se adaptar aos ambientes em que transita para ser aceita, resolve falar o que pensa, o que sente e o que é, para que dela saia o peso de tantos anos afastada de si, aflore sua verdade e sua liberdade.

3)     “Reticências” – Texto e atuação de Camila Rosa
 Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Todos sabem o início dessa história clássica, porém nesse monólogo, ninguém conhece o fim, nem mesmo a atriz. Uma cena completamente guiada pela sugestão da platéia, que participa com o poder de transformar o rumo da cena vista no palco.

4)     “Sertão do Destino” – Texto e atuação de Pedro Bertoldi
Adulto – 15 min -  Categoria Amador
Sinopse: Francisco sai do sertão nordestino depois de uma grande seca que atingiu a região em busca de uma vida melhor no sul do Brasil. Trabalhando como faxineiro de um grande aeroporto, sua vida muda completamente quando ele encontra uma misteriosa mala, cujo o conteúdo pode mudar seu destino.

5)     “Um Telefonema” – Texto de Dorothy Parker com atuação de Paula Basei
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Ele disse que me ligaria. Disse que me ligaria às 5h. Já são 5h01

6)     “Uma Pessoa Inteira” – Texto de Lisiane Berti com atuação de Mayara Bertuol
Adulto – 10 min – Categoria Estudante
Sinopse: Ele só estava se manifestando...não entenderam e prenderam ele.Tentaram, mas não conseguiram conter sua raiva, ele era apenas uma pessoa inteira.

7)     “EX-trela” – Texto e atuação de Sílvia Figueiredo
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Drama baseado na história verídica de Dalida, uma cantora e atriz que fez sucesso internacional por 31 anos ininterruptos, tendo se suicidado aos 54 anos, vítima da depressão. 

Dia 10 de julho – quarta-feira – Teatro Casa de Pedra

1)     “Valsa nº 6” – Texto de Nelson Rodrigues com atuação de Bárbara Lessing
Adulto – 15min – Categoria Estudante
Sinopse: Um monólogo carregado de dramaticidade. Sônia é uma menina que acaba de completar 15 anos. Estudou nos melhores colégios, é educadíssima e tem obsessão pela Valsa Nº 6 de Chopin. No desenrolar da história, sempre com a Valsa nº 6 funcionando como pano de fundo, a menina vai revelando uma trama de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.

2)     “Homens Doces casam-se com Bruxas” – Texto de Dorothy Parker com atuação de Aline Collet
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Uma mulher entra num local (não definido) e senta-se, passando a falar sobre um casal, criticando as pessoas por sentirem pena da mulher - Lila, enquanto que ela acredita que o marido - Larry é que é digno de pena. A mulher fala sobre as suas visitas ao casal, criticando a conduta de Lila. Conta sobre sua amizade íntima com Larry e sobre a desconfiança de Lila em relação a essa amizade e fala sobre como ela e Larry divertem-se juntos.

3)     Ensaios sobre o Amor” – Texto e atuação de Alexandre Port
Adulto – 10min – Categoria Estudante
Sinopse: Diante de um novo amor, aquele pelo qual esperamos por toda a vida, Davi proporciona ao público reflexões sobre as descobertas em relação ao verdadeiro amor e suas teorias.

4)     “Indecisão” – Texto e atuação de Cátia Bazzan
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: uma mulher que está frustrada com seu casamento. Não sabe se vai embora e abandona tudo ou fica e continuar a ilusão.

5)     “Sonhos de Plástico” – Texto e atuação de Marcelo Wasem
Adulto – 10 min – Categoria Amador
Sinopse: Em uma estação de trem, esperar pode fazer com que a realidade se transforme em um sonho.

6)     “O Caminho do Ser” – Texto e atuação Lígia Fagundes
Adulto – 10 min – Categoria Estudante
Sinopse: Baseado em uma história real e sob um ponto de vista mais contemporâneo, caminhos do ser faz refletir sobre a dificuldade de ser diferente em um mundo onde as pessoas tendem a seguir um padrão para todas as coisas até mesmo na maneira de pensar.


7)     “ Amém” – Texto e atuação de João Osmar
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Uma realidade vivida no nordeste Brasileiro, que é a luta do homem diante das dificuldades impostas pelo o clima árido e seco, realidade esta que constrói pessoas simples, mais com personalidade fortes em seres esculpidas pela dura realidade imposta pelo o sertão. a fé é o ponto de partida para o João, ao conversar com deus ele descobre o verdadeiro sentido da vida, mesmo com tanta miséria numa terra maltratada a fé estará com ele, Amém!

Dia  11 de julho  - quinta-feira – Teatro Casa de Pedra

1)     “Transparente” – Texto de Stephen Chbosky com atuação de Mila Graziola
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Elena, por meio de uma carta para alguém anônimo, conta sobre sua vida, encurralada entre o desejo de vivê-la e ao mesmo tempo fugir dela. Uma jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

2)     O Paranóico e Mestre Pierre” – Texto de Eliza Paltinik com atuação de Gustavo Waz
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: O personagem Miguel Arthur trabalha como ajudante de cozinha em um hotel cinco estrelas. Aos poucos conta o seu dia-a-dia de trabalho e o lançamento do seu livro “Diga não às vísceras”

3)     “Paredes Pintadas” – Texto de Pedro Bertoldi com atuação de João Vitor de Carvalho
Adulto – 15 min – Categoria Estudante
Sinopse: Tom é um garoto como qualquer outro, mas que por trás das paredes de seu quarto, vive uma tragédia, capaz de abalar a sua própria vida e assim a vida das pessoas que o cerca.

4)     O Dia mais Doce do Meu Calendário” – Adaptação de Caior Fernando Abreu com atuação de Bárbara Brando
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Ah... o amor! Por que tudo tem que ser assim, eu não escolhi este caminho, mas quando menos esperei já estava nele. Fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento...

5)     “ A Maldição do Sobrado” – Texto de Daniel Assunção com atuação de Edelweiss Ramos
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse:     Esmélia do Espírito Santo é uma médium poderosíssima do século XIX, trabalhando como rezadeira, parteira e carpideira. Seu trabalho coloca sua vida em ascensão, até o momento em que ela precisa enfrentar a maldição do sobrado e seus fantasmas internos.

6)     “O Segredo da Passagem “ – Texto e atuação de Dioguinho Grulke
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: A continuidade da vida é sempre uma incógnita. É preciso entender e aceitar cada um dos seus mais variados por quês, para que seja possível encontrar na liberdade a possibilidade de tocar o novo.

7)     “Febre” – Texto de Lisiane Berti com atuação de Cleiton Brandão
Adulto – 15 min – Categoria Amador
Sinopse: Febre é a soma das diferenças entre pólos opostos. E quanto maiores as diferenças mais amplo são seus limites. Quanto mais febril você fica, mais você oscila.

Ingressos: R$ 10,00 (antecipado) e R$ 15,00 no local!












Nenhum comentário:

Postar um comentário